segunda-feira, 6 de março de 2017

conhecendo as TESTEMUNHAS DE JEOVÁ


Nos seus ensinos, misturam verdades bíblicas com mentiras fantasiosas, e levam o cristão recém-convertido ou o cristão que não possui uma base bíblica de sua fé a uma grande confusão; muitas das vezes conseguindo até tira-lo do cristianismo, alegando terem a “interpretação certa” da bíblia.



A VOLTA DE JESUS

O texto inicial desse tópico, é tirado, de livros, revistas e ensinamentos das TESTEMUNHAS DE JEOVÁ, e da Sociedade Torre de vigia de bíblias e tratados.

Logo após o texto dos ensinamentos das T.J., darei as respostas dentro de sua própria Bíblia, que chamam TRADUÇÃO DO NOVO MUNDO DAS ESCRITURAS SAGRADAS.

Leia atentamente o texto e a seguir, as respostas após o texto.

A seguir, TEXTOS tirados dos ensinos das Testemunhas de Jeová:

O Governo de Deus inicia Seu Domínio
...Jeová sempre tem sido o Governante sobre todas as suas criações ...Contudo, por causa da rebelião contra seu reinado no jardim do Éden, Deus providenciou um governo especial ...Jeová designou seu Filho para ser o Governante principal do reino... 144.000 pessoas dentre a humanidade reinarão com Cristo neste reino...
...no ano 33 E.C... Jesus começou então a dominar sobre sua congregação de seguidores que, no devido tempo, haviam de se juntar a ele nos céus... trata-se de um reino sobre apenas as 144.000 pessoas que reinarão com ele no céu... Assim, este domínio, ou reino do filho do amor de Deus, findará quando o ultimo desses súditos com esperança celestial morrer e se juntar a Cristo no céu...
Não mais serão súditos de Cristo, mas serão então reis com ele no há muito prometido governo do Reino de Deus.
Início do domínio no meio de inimigos
Quando Cristo retornou ao céu após sua ressurreição, não foi então que começou a dominar qual rei do governo de Deus. Em vez disso, havia de correr um tempo de espera...a bíblia predisse quando o filho de Deus primeiro apareceria qual humano na terra... Que dize, então, quanto à chegada ainda mais importante do messias, ou cristo, para iniciar seu domínio do reino? ... a bíblia nos informa também quando isso ocorreria...

Quando o governo de Deus começa seu domínio
Onde, então, prediz a bíblia o ano em que cristo começa a dominar qual rei do governo de Deus?... Livro de Daniel... (Daniel 4: 10-37) Ali, uma árvore gigante, cuja altura chegava ao céu, é usada para representar o rei Nabucodonosor de babilônia. Ele era o mais alto governante humano da época... Assim, de um modo mais importante, esta árvore, cuja altura chega ao céu, passa a representar o reinado supremo de Deus, particularmente em relação com a nossa terra... o reinado de Jeová era expresso por meio do reino que ele estabelecera sobre a nação de Israel... segundo o relato bíblico de Daniel, capitulo 4, a árvore cuja altura atingia o céu foi cortada... Mas, como e quando foi cortado o reinado de Deus? ... ele permitiu ao Rei Nabucodonosor que o destruísse, que o cortasse. Isso aconteceu no ano 607 A.E.C... De modo que o reinado de Deus, conforme representado pela árvore, foi cortado em 607 A.E.C. Não existia um governo para representar o reinado de Deus na terra... começou um período de tempo... referido como “os tempos designados da nações”, ou, “os tempos dos gentios”... Que havia de acontecer no fim desses “tempos designados das nações”? Jeová havia de dar o poder para dominar Aquele que tem o direito. Este é Jesus cristo. Assim, se descobrir-mos quando terminam os tempos designados das nações, saberemos quando cristo começa a dominar qual Rei... esses tempos designados das nações seriam “sete tempos” durante os quais o reinado de Deus, conforme representado pela árvore, não estaria em operação sobre a terra. (Daniel 4:16,23) Qual a duração desses “sete tempos”?

Sete tempos dos gentios
Em Revelação, capitulo 12, versículos 6 e 14, verificamos que 1.260 dias são iguais a “um tempo, e tempos [isto é, 2 tempos] e metade de um tempo”. Isto dá um total de 3 tempos e meio. Assim, “um tempo” seria igual a 360 dias. Portanto, “sete tempos” seriam 7 vezes 360, ou 2.520 dias. Agora, se fizermos cada dia valer um ano, segundo uma regra bíblica, os “sete tempos” equivalem a .2520 anos (Num. 14:34 / Ezeq. 4:6).
Já aprendemos que “os tempos designados das nações” começaram no ano 607 A.E.C. Assim, por contarmos 2.520 anos a partir daquela data, chegamos a 1914 E.C. Este é o ano em que esses “tempos designados” findaram... Naquele ano, a primeira guerra mundial desencadeou... Isto significa que Jesus cristo começou a dominar qual rei do governo celestial de Deus em 1914... o Reino já começou... Cristo já voltou...




Fonte. LIVRO: Poderá viver para sempre no Paraíso na terra. Edição Brasileira de 1982
PÁG. 134 a 141. Sociedade Torre de vigia de bíblias e tratados.


RESPOSTAS e REFUTAÇÕES

As T.J. utilizam a profecia proferida ao Rei Nabucodonosor, rei de babilônia, do primeiro império mundial, que prediz a humilhação que Deus fez cair sobre o rei Nabucodonosor, por ele ter se vangloriado contra Deus, e fazem uma interpretação dupla da passagem, dizendo que essa profecia também se refere a queda do reino de Deus. O reino de Deus que as T.J. se referem, é a queda da nação de Israel o povo de Deus, que foi dominado por outros países e levados como escravos a alguns séculos antes de Cristo e alguns anos antes do reinado mundial pela babilônia e antes dessa profecia.

As Testemunhas de Jeová começam errando no primeiro ponto dessa profecia. Elas esquecem que, essa profecia foi dita muitos anos após a queda de Israel. Israel já estava em cativeiro, escravizado por outro país; a Babilônia. Um segundo ponto à observar é que, a profecia é bem clara em afirmar que se refere unicamente a Nabucodonosor, rei de babilônia e não a Israel. A interpretação das Testemunhas de Jeová é apenas da imaginação de seus pensamentos, sem nenhum contexto bíblico para tal interpretação. Usam essa passagem isolada apenas para dar base para suas doutrinas e ensinamentos falsos.


Outra coisa. As Testemunhas e Jeová dizem que o reinado de Jeová era expresso por meio do reino que ele estabelecera sobre a nação de Israel, e que esse reinado foi cortado em 607 A.E.C. Eles, outra vez esquecem, que Israel voltou para sua terra 70 anos após serem cortados de sua terra e levados cativos para Babilônia (Esdras 1), e novamente em 1948. Israel não foi destruído de vez da terra. É um povo milenar. Diferente de muitas nações que foram extintas.

LEIA:

Ali, uma árvore gigante, cuja altura chegava ao céu, é usada para representar o rei Nabucodonosor de babilônia. Ele era o mais alto governante humano da época... Assim, de um modo mais importante, esta árvore, cuja altura chega ao céu, passa a representar o reinado supremo de Deus, particularmente em relação com a nossa terra...” (Daniel 4:10-37)

“esta árvore, cuja altura chega ao céu, passa a representar o reinado supremo de Deus” ?
De onde tiraram essa interpretação? Em que passagem bíblica acham tal afirmação?
Não existe qualquer menção na bíblia de tal interpretação.

Está claro que, essa interpretação é da fértil imaginação da mente dos lideres das Testemunhas de Jeová. Porque, em lugar nenhum da Tradução do Novo Mundo se encontra qualquer citação de tal comparação. Onde eles tem base para afirmarem tal ensinamento? O texto é claro ao afirmar que a profecia da árvore, representa o Rei Nabucodonosor. Isso é explicado no próprio capítulo de Daniel 4:20-26. A própria T.N.M. dá a interpretação.







Leia o que diz a Tradução do Novo Mundo (Bíblia das T.J.):

”20 A árvore que viste, que se tornou grande e ficou forte, e cuja altura finalmente atingiu os céus, e que era visível a toda a terra, 21 e cuja folhagem era bela e cujo fruto era abundante, e em que havia alimento para todos; debaixo da qual habitavam os animais do campo e em cujos galhos residiam as aves dos céus, 22 és tu, ó rei, porque te tornaste grande e ficaste forte, e tua grandiosidade cresceu e atingiu os céus, e teu domínio, a extremidade da terra.
23 “‘E sendo que o rei viu um vigilante, sim, um santo, descendo dos céus, dizendo também: “Derrubai a árvore e arruinai-a. Todavia, deixai-lhe o toco na terra, mas com banda de ferro e de cobre, entre a relva do campo, e seja molhado pelo orvalho dos céus e seja seu quinhão com os animais do campo, até terem passado sobre ele sete tempos”, 24 esta é a interpretação, ó rei, e o decreto do Altíssimo é o que tem de sobrevir ao meu senhor, o rei. 25 E expulsar-te-ão de entre os homens e tua morada virá a ser com os animais do campo, e vegetação é o que te darão para comer, como a touros; e tu mesmo virás a ser molhado pelo orvalho dos céus, e passarão mesmo sete tempos sobre ti, até saberes que o Altíssimo é Governante no reino da humanidade e que ele o dá a quem quiser.
26 “‘E por terem dito que se deixasse o toco da árvore, teu reino te estará assegurado depois de saberes que são os céus que governam. 27 Portanto, ó rei, pareça-te bom o meu conselho, e remove os teus próprios pecados por meio da justiça e a tua iniqüidade por teres misericórdia para com os pobres. Talvez venha a haver um prolongamento da tua prosperidade.” (Daniel 4:20-27)

Os “sete tempos” que as T.J. citam em seus ensinamentos, são baseados nesses versos da T.N.M. Tradução do Novo Mundo:

“Ao fim de doze meses lunares aconteceu que ele estava passeando sobre o palácio real de Babilônia. O rei respondeu e disse: “Não é esta Babilônia, a Grande, que eu mesmo construí para a casa real com o poderio da minha potência e para a dignidade da minha majestade?” Enquanto a palavra estava ainda na boca do rei, houve uma voz baixando dos céus: “A ti se diz, ó Nabucodonosor, o rei: ‘O próprio reino se afastou de ti e a ti mesmo expulsarão de entre a humanidade, e tua morada será com os animais do campo. A ti mesmo darão vegetação para comer, como a touros, e sete tempos é que passarão sobre ti, até saberes que o Altíssimo é Governante no reino da humanidade e que ele o dá a quem quiser.” (Daniel 4:29-31)

Qualquer pessoa, com o mínimo de leitura entende claramente que não existe outro significado a não ser esse que foi escrito. Ou seja, uma sentença de Deus contra o rei Nabucodonosor por sua soberba. Esse texto não possui qualquer referencia a outra pessoa ou evento. A própria passagem trás a interpretação.

Olha o texto tirado dos ensinos das Testemunhas de Jeová

“Assim, se descobrirmos quando terminam os tempos designados das nações, saberemos quando cristo começa a dominar qual Rei... esses tempos designados das nações seriam “sete tempos” durante os quais o reinado de Deus, conforme representado pela árvore, não estaria em operação sobre a terra. (Daniel 4:16,23)”

Fica claro ao ler esse texto do livro de Daniel 4 que, o contexto do capítulo 4 do livro de Daniel se refere a uma profecia de interpretação única, dirigida ao Rei Nabucodonosor, e que os lideres das T.J. torcem essa passagem para adaptala à seus ensinos.

Na bíblia não faltam referencias para a volta de Jesus, mas eles torcem esses ensinamentos dizendo que Jesus Cristo já voltou.

Olha o que dizem as Testemunhas de Jeová

“Assim, por contarmos 2.520 anos a partir daquela data, chegamos a 1914 E.C. Este é o ano em que esses “tempos designados” findaram... Naquele ano, a primeira guerra mundial desencadeou... Isto significa que Jesus cristo começou a dominar qual rei do governo celestial de Deus em 1914... o Reino já começou... Cristo já voltou...”

Mais uma interpretação da imaginação da mente dos lideres das Testemunhas de Jeová.
As T.J. esquecem que não é a volta de Jesus que precede as guerras, mas as guerras que precedem a volta de Jesus. Leia Matheus 24:6-30:

“7 Porque nação se levantará contra nação e reino contra reino, e haverá escassez de víveres e terremotos num lugar após outro. 8 Todas essas coisas são um princípio das dores de aflição.
30 Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e todas as tribos da terra se baterão então em lamento, e verão o Filho do homem vir nas nuvens do céu, com poder e grande glória.”

As Testemunhas de Jeová negam o que a Bíblia ensina sobre a volta pessoal, literal e visível de Cristo para governar e reinar sobre a terra, durante o milênio. Ensinam que Cristo já voltou em 1914 de forma invisível.

Nos seus escritos encontramos ainda as seguintes declarações: “Não devemos esperar que Ele (Jesus) torne a voltar como ser humano”... “A volta fica mais adequadamente traduzida por presença e se refere à presença invisível do Senhor”.

Agora Contrastemos isso com a Bíblia, ou com a Tradução do Novo Mundo. O que ela nos mostra?

"Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e todas as tribos da terra se baterão então em lamento, e verão o Filho do homem vir nas nuvens do céu, com poder e grande glória." (Mateus 24:30)

Essa interpretação não passa de imaginação dos pensamentos dos lideres das T.J. Jesus não voltou em 1914. As TJs erraram em todas as predições envolvendo a volta de Jesus, e hoje baseados em novas “iluminações” tentam camuflar os erros do passado.

Qual é a base para a data da volta de Jesus em 1914?

Sendo esse fato tão importante e sendo profetizado com base no livro de Daniel sendo possível calcular a data exata da volta de Cristo, então por que, Jesus ou algum dos apóstolos não comentaram sobre tal cálculo, visto que eles conheciam perfeitamente o livro de Daniel? (Mateus.24:15)

Seria por que Russel conhecia mais a Bíblia do que os apóstolos ou o próprio Jesus?

Saiba que qualquer teólogo, ainda que seja de renome, não sabe e não poderá calcular o dia da Volta de Cristo, pois está escrito:
"Daquele dia e hora, porém, ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, {nem o Russel}, senão só o Pai. " (Mateus.24:36)

“Por esta razão, vós também mostrai-vos prontos, porque o Filho do homem vem numa hora em que não pensais.” (Mateus.24:44)

Concluo esse assunto e creio que você também chegou a conclusão de que, Charles Taze Russell o fundador da religião Testemunhas de Jeová e da Sociedade Torre de Vigia, criou de sua própria imaginação, a profecia de que Jesus Cristo voltou em 1914. Assim, como muitos outros ensinamentos errôneos.




CONTINUAÇÃO

Todo conteúdo a seguir é tirado dos ensinamentos das TESTEMUNHAS DE JEOVÁ. Após a apresentação das suas teses, vou dar a resposta a seus ensinamentos dentro de sua própria Bíblia, chamada de TRADUÇÃO DO NOVO MUNDO DAS ESCRITURAS SAGRADAS; a bíblia das Testemunhas de Jeová.

A volta de Cristo. De que maneira é vista?
...Mas, como volta Cristo? Quem o vê e de que maneira? ... Jesus disse aos seus apóstolos: “Virei novamente e vos acolherei a mim, para que, onde eu estiver, vós também estejais.” (João 14:3) Assim, quando Cristo volta, os que são levados para o céu se tornam pessoas espirituais, e estes vêem a Cristo em seu glorificado corpo espiritual. (1 Coríntios 15:44) Mas, será que o restante da humanidade, que não vai ao céu, vê a Cristo quando ele volta?
...Contudo, muitos crêem que Cristo voltara no mesmo corpo humano em que foi morto, e que todos os que vivem na terra o verão. A Bíblia, porém, diz que Cristo volta em glória com todos os anjos e que se assenta “no seu trono glorioso”. (Mateus 25:31) Se Jesus viesse e se assentasse qual homem num trono terrestre, ele seria inferior aos anjos em posição. Mas ele vem como o mais poderoso e o mais glorioso de todos esses filhos espirituais de Deus, e, portanto, invisível assim como esses o são. (Filipenses 2:8-11)
Por outro lado, mais de 1.900 anos atrás foi necessário Jesus se rebaixar e se tornar homem. Era necessário que desse sua vida humana perfeita como resgate por nós... Tendo dado sua carne a favor da vida do mundo, Cristo jamais poderia tomá-la de volta e se tornar homem de novo. Por essa razão básica sua volta nunca poderia ser com o corpo humano que sacrificou uma vez para sempre...
O corpo carnal não foi levado ao céu.
...muitos crêem que Cristo levou seu corpo carnal ao céu. Indicam o fato de que, quando Cristo foi ressuscitado, seu corpo carnal não se encontrava mais no túmulo... Também, após a sua morte, Jesus apareceu a seus discípulos num corpo carnal para mostrar-lhes que estava vivo... Não prova isso que Cristo foi levantado no mesmo corpo em que fora morto? Não, não prova. A Bíblia é muito clara quando diz: “Cristo morreu uma vez para sempre quando aos pecados... sendo morto na carne, mas vivificado no espírito.” (1 Pedro 3:18) Humanos com corpos de carne e sangue não podem viver no céu... Apenas criaturas espirituais, com corpos espirituais, podem viver no céu.
Então, que aconteceu ao corpo carnal de Jesus? ...Deus removeu o corpo de Jesus ...Assim como fizera antes com o corpo de Moisés. (Deuteronômio 34:5,6)
...Mas, visto que foi possível o apostolo Tomé pôr sua mão no orifício no lado de Jesus, não mostra isso que Jesus foi ressuscitado no mesmo corpo que foi pregado na estaca? Não, pois Jesus simplesmente se materializou, ou assumiu um corpo carnal como os anjos haviam feito no passado.
...Por 40 dias após sua ressurreição, Jesus apareceu a seus discípulos num corpo carnal. (Atos 1:3) Em seguida ele partiu para o céu. Mas alguns podem perguntar: mas os dois anjos presentes não disseram aos apóstolos que Cristo “virá assim da mesma maneira em que o observastes ir para o céu?” (Atos 1:11) ... da mesma maneira, não no mesmo corpo. E qual foi a maneira da partida de Jesus? Foi quieta, sem exibição publica. Apenas seus apóstolos souberam a respeito dela. O mundo não soube... Assim, sua volta também seria invisível, num corpo espiritual.

COMO É VISTO POR TODO OLHO
...Revelação 1:7 ...”Eis que ele vem com as nuvens e todo olho o verá, e aqueles que o traspassaram; e todas as tribos da terra baterão em si mesmas de pesar por causa dele.” Aqui a bíblia fala de ver, não com os olhos físicos, mas no sentido de discernir ou perceber. Assim, quando uma pessoa compreende ou entende um assunto, ela pode dizer: Vejo.
...De maneira que a expressão “todo olho o verá” significa que cada um então entenderá ou reconhecerá que Cristo está presente.
RETORNA CRISTO À TERRA?
...a volta de Cristo não significa que ele volta literalmente a esta terra. Antes, significa que assume o poder do Reino com relação a esta terra e volta sua atenção para ela. Ele não precisa deixar seu trono celestial e realmente vir à terra para fazer isso. ...a evidência bíblica mostra que no ano de 1914 E.C. o tempo de Deus chegou para Cristo voltar e começar a dominar. ... a volta de Cristo é invisível...

Fonte. LIVRO: Poderá viver para sempre no Paraíso na terra. Edição Brasileira de 1982
PÁG. 142 a 147. Sociedade Torre de vigia de bíblias e tratados.


Refutação
“...Contudo, muitos crêem que Cristo voltara no mesmo corpo humano em que foi morto, e que todos os que vivem na terra o verão.”
As Testemunhas de Jeová parecem desconhecer o livro de Revelação, onde Jesus é visto com um corpo glorificado (Revelação 1:12-20)
“Mas, será que o restante da humanidade, que não vai ao céu, vê a Cristo quando ele volta?
...Mas ele vem como o mais poderoso e o mais glorioso de todos esses filhos espirituais de Deus, e, portanto, invisível”

As Testemunhas de Jeová alegam que Jesus voltou em 1914 de forma invisível.

“Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e todas as tribos da terra se baterão então em lamento, e verão o Filho do homem vir nas nuvens do céu, com poder e grande glória.” (Mateus 24:30)

“Outrossim, quando virdes Jerusalém cercada por exércitos acampados, então sabei que se tem aproximado a desolação dela.
E então verão o Filho do homem vindo numa nuvem, com poder e grande glória.” (Lucas 21:20,27)

De inicio, em 1914 o Estado de Israel não tinha sido recriado. Sengundo as escrituras, um dos sinais da volta eminente de Cristo, serão alguns eventos que ocorreram em Israel. Vemos Israel retornando a sua terra em 1948, bem distante dessas falsas profecias.
“Tendo dado sua carne a favor da vida do mundo, Cristo jamais poderia tomá-la de volta e se tornar homem de novo. Por essa razão básica sua volta nunca poderia ser com o corpo humano que sacrificou uma vez para sempre...”
“...muitos crêem que Cristo levou seu corpo carnal ao céu... Então, que aconteceu ao corpo carnal de Jesus? ...Deus removeu o corpo de Jesus ...Assim como fizera antes com o corpo de Moisés. (Deuteronômio 34:5,6)”
As T.J. estão corretas em dizer que o corpo carnal e material não pode entrar no Céu espiritual. Isso é lógico, e a bíblia confirma. Porém, dizer que o corpo de Jesus ficou aqui na terra escondido por Deus, assim como o corpo de Moisés, é um grande erro de interpretação, além de caírem em contradição com seus próprios ensinos.
Em primeiro lugar. Esquecem que Enoque e o profeta Elias foram Arrebatados aos céus vivos e tiveram seus corpos transformados. Elias foi arrebatado na vista de Eliseu. Porque Elias disse que se ele visse ele quando fosse levado aos céus ele receberia o que Eliseu tinha lhe pedido. E assim sucedeu, O corpo de Elias não ficou aqui na terra ele foi transformado e levado ao céu vivo.
“1 E sucedeu que, quando Jeová estava para tomar Elias num vendaval para cima aos céus, Elias e Eliseu passaram a ir-se de Gilgal. 10 Então ele disse: “Pediste uma coisa difícil. Se me vires quando eu te for tirado, [então] te acontecerá assim; mas, se não, não acontecerá.” 11 E aconteceu que, seguindo eles andando, falando ao andarem, ora, eis um carro de guerra, de fogo, e cavalos de fogo, e eles passaram a fazer uma separação entre os dois; e Elias foi subindo aos céus no vendaval. 12 Enquanto isso, Eliseu o via e clamava: “Meu pai, meu pai, o carro de guerra de Israel e seus cavaleiros!” E não o viu mais. Conseqüentemente, agarrou as suas próprias vestes e as rasgou em dois pedaços. (2 Reis 2:1,10-12)
1 Seis dias depois, Jesus tomou a Pedro, e a Tiago, e a João, irmão deste, e levou-os à parte, a um alto monte. 2 E ele foi transfigurado diante deles, e o seu rosto brilhava como o sol, e a sua roupagem exterior tornou-se brilhante como a luz. 3 E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, conversando com ele. (Mateus 17:1-3)
Pela fé Enoque foi transferido para não ver a morte, e não foi achado em parte alguma, porque Deus o havia transferido; pois, antes de sua transferência, ele teve o testemunho de que agradara bem a Deus. (Hebreus 11:5 / Genesis 5:24)
As T.J. ao dizerem que o corpo de Jesus ficou aqui na terra, assim como o de Moisés, confirmam a realidade da natureza humana ser constituída de corpo, alma e espírito. Uma parte material e outra espiritual. As T.J. negam o fato de nós possuirmos corpo espiritual, alegando que a alma é o sangue. Como pode não haver alma, se Moisés e Elias apareceram a Jesus e a alguns discípulos, sendo que, Moisés havia morrido, e seu corpo enterrado e escondido por Deus? (Judas 9 / Deuteronômio 34:5,6)
O que dizer ainda de Enoque e Elias? Seus corpos foram transformados, de corpos carnais em espirituais.
Eles não morreram. Cristo morreu, mas ressuscitou ao terceiro dia com o corpo carnal, e foi levado aos céus e seu corpo foi glorificado.

13 Além disso, irmãos, não queremos que sejais ignorantes no que se refere aos que estão dormindo [na morte], para que não estejais pesarosos como os demais que não têm esperança. 14 Pois, se a nossa fé é que Jesus morreu e foi levantado de novo, então, também, Deus trará com ele os que adormeceram [na morte] por intermédio de Jesus. 15 Pois, nós vos dizemos pela palavra de Jeová o seguinte: que nós, os viventes, que sobrevivermos até a presença do Senhor, de modo algum precederemos os que adormeceram [na morte]; 16 porque o próprio Senhor descerá do céu com uma chamada dominante, com voz de arcanjo e com a trombeta de Deus, e os que estão mortos em união com Cristo se levantarão primeiro. 17 Depois nós, os viventes, que sobrevivermos, seremos juntamente com eles arrebatados em nuvens, para encontrar o Senhor no ar; e assim estaremos sempre com [o] Senhor. (1 Tessalonicenses 4:13-17)

Leia também:
42 Assim também é a ressurreição dos mortos. Semeia-se em corrupção, é levantado em incorrupção.
44 Semeia-se corpo físico, é levantado corpo espiritual. Se há corpo físico, há também um espiritual.
46 Não obstante, o primeiro é, não o que é espiritual, mas o que é físico, depois aquilo que é espiritual.
47 O primeiro homem é da terra e feito de pó; o segundo homem é do céu.
49 E assim como temos levado a imagem daquele feito de pó, levaremos também a imagem do celestial.
50 No entanto, digo isso, irmãos, que carne e sangue não podem herdar o reino de Deus, nem pode a corrupção herdar a incorrupção.
53 Pois isto que é corruptível tem de revestir-se de incorrupção e isto que é mortal tem de revestir-se de imortalidade.
54 Mas, quando [isto que é corruptível se revestir de incorrupção e] isto que é mortal se revestir de imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrita: “A morte foi tragada para sempre.”
(1 Coríntios 15:42,44,46,47,49,50,54 Tradução do Novo Mundo)

“Jesus simplesmente se materializou, ou assumiu um corpo carnal como os anjos haviam feito no passado. ...Por 40 dias após sua ressurreição,”
(1 Coríntios 15:45-55)

”Eis que ele vem com as nuvens e todo olho o verá, ...Aqui a bíblia fala de ver, não com os olhos físicos, mas no sentido de discernir ou perceber. ...De maneira que a expressão “todo olho o verá” significa que cada um então entenderá ou reconhecerá que Cristo está presente.”

Que interpretação mais pobre. Está claro e nítido que a bíblia está falando de forma literal. Em parte alguma a bíblia diz que a volta de Jesus será invisível. Mas uma interpretação errônea da imaginação dos pensamentos dos lideres das Testemunhas de Jeová.

A bíblia é clara, ao dizer que Jesus Cristo voltará pessoalmente a essa terra e que todo olho o verá.




O REINO DE DEUS

O texto inicial desse tópico, é tirado de livros, revistas e ensinamentos das TESTEMUNHAS DE JEOVÁ, e da Sociedade Torre de vigia de bíblias e tratados
Logo após o texto dos ensinamentos das T.J. darei as respostas dentro de sua própria Bíblia.

QUEM VAI PARA O CÉU?
...Segundo Jesus ninguém subira ao céu durante 4.000 anos da historia, até os dias dele (jesus). Davi, Jó e João, o batizador, receberão a ressurreição para a vida aqui na terra. De fato, todos os homens e mulheres fiéis que morreram antes de Jesus falecer tinham esperança de viver novamente na terra, não no céu. Serão ressuscitados para se tornarem parte dos súditos terrestres do reino de DEUS ....

POR QUE ALGUNS FIÉIS IRÃO PARA O CÉU
...Aqueles que vão para o céu participarão com Jesus na tarefa dele... Jesus governará a nova terra paradísica como rei do governo celestial de DEUS... o livro de biblico de Daniel predisse que o “filho do homem” receberia “domínio”. O “filho do homem” é Jesus Cristo (Marcos 14:41,62, Daniel 7:13,14)... é importante notar aqui no livro de Daniel que o “filho do homem” não haverá de governar sozinho... “E o Reino, e o domínio... foram entregues ao povo que são os santos do supremo”Dn 7:27)... Essas expressões, “o povo” e “seu reino”, informam-nos de que haverá outros governantes com cristo no governo de Deus.
Na ultima noite que Jesus passou com os seus 11 apóstolos fieis, ele mostrou –lhes que seriam governantes com ele no reino de Deus (Lucas 22:28,29)... Mais tarde, o apostolo Paulo e Timóteo foram incluídos neste pacto, ou acordo, para um reino. Por esse motivo, Paulo escreveu a Timóteo: “Se perseverarmos, havemos também de reinar juntos” (2 Timóteo 2:12). Também o apostolo João escreveu sobre os que “reinarão sobre a terra” junto com Jesus Cristo. Revelação (apocalipse) 5:9,10 / 20:6
... aqueles que vão para o céu servirão ali como co-regentes de Cristo no governo celestial de Deus...
... Deus escolheu outros dentre a humanidade para governarem com Jesus no reino...

QUANTOS VÃO PARA O CÉU?
... o número total dos que vão para o céu será pequeno em comparação com os muitos que receberão a vida na terra...
“... não temas, pequeno rebanho, porque aprouve ao vosso Pai dar-vos o reino (Lucas 12:32)... ”
... Incluirá apenas os apóstolos e outros dos primitivos seguidores de Jesus? Não, a bíblia mostra que “o pequeno rebanho” incluirá mais pessoas. A bíblia diz em Revelação 14:1,3 “E eu vi, e eis o cordeiro [Jesus Cristo] em pé no Monte Sião [celestial], e com ele cento e quarenta e quatro mil ... que foram comprados [ou tomados] da terra.” Note que se vêem apenas 144.000 pessoas com o Cordeiro, Jesus Cristo, no Monte Sião celestial. (Hebreus 12:22)
Assim, em vez de todos os bons irem para o céu, a biblia revela que apenas 144.000 pessoas provadas e fiéis serão levadas para lá, para governarem com Cristo...

A CONGREGAÇÃO DE DEUS
A bíblia nos diz que Cristo é a cabeça da congregação de Deus... a palavra “igreja” ou “congregação de Deus” ... refere-se a um grupo de cristãos (1 Coríntios 15:9)...
... todavia, quando a bíblia fala sobre “a congregação do Deus vivente”, ela se refere a um grupo especifico de seguidores de Cristo. (1 Timóteo 3:15) São também chamados de “congregação dos primogênitos que foram alistados nos céus”. (Hebreus 12:23) De modo que esta “congregação de Deus” é constituída de todos os cristãos na terra que tem esperança de vida celestial. Ao todo, apenas 144.000 pessoas constituirão finalmente a “congregação de DEUS”. Hoje restam na terra apenas poucas destas, apenas um restante... A bíblia refere-se também a esta congregação de 144.000 membros com termos tais como “a noiva, a esposa do cordeiro”, “o corpo de cristo”, “o templo de Deus”, “o Israel de Deus” e “a Nova Jerusalém” ( Revelação 21:9 / Efe. 4:12 / 1 Cor. 3:17 / Gal. 6:16 / Revelação 21:2)...

A COISA NOVA NO PROPÓSITO DE DEUS
Deus não mudou de propósito para com a terra e a humanidade nela após Adão ter iniciado a raça humana no caminho do pecado e da morte... Desde o começo, seu propósito era ter um paraíso global...
... Jesus Cristo, é o principal governante neste governo, e 144.000 pessoas serão tomadas dentre a humanidade para governar no céu com ele... Esses governantes no céu constituirão os “novos céus” do novo sistema de Deus... então terá de haver os que são governados. A bíblia chama a tais pessoas de “nova terra” (2 pedro 3:13; Revelação 21:1-4). Elas incluirão Jô, Davi e João bastita ... todos os fiéis que viveram antes de Cristo vir a terra...
Sociedade Torre de vigia de bíblias e tratados
Fonte. LIVRO: Poderá viver para sempre no Paraíso na terra. Edição Brasileira de 1982
PÁG. 120 a 126


Resposta

As Testemunhas de Jeová, acreditam que o reino milenial, que haverá sobre a terra, registrado na bíblia (Revelação 20), será o período de restauração da humanidade. Se as T.J. ensinam que o Reino de Deus, os mil anos de governo de Cristo sobre a terra, o milênio será constituído de pessoas de todas as épocas da humanidade, ou seja, todos que morreram do inicio da criação do homem até o milênio, para terem uma nova oportunidade para aprenderem de Jeová, então estão afirmando que o Reino de Deus é constituído por pessoas não regeneradas, ímpias, prostitutas, ladrões, assassinos, etc, sendo que a bíblia ou a Tradução do Novo Mundo das escrituras sagradas (bíblia das T.J.) ensina o seguinte:

“ Não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não sejais desencaminhados: nem os fornicadores, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas,
nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbedos, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.”
(1 Coríntios 6:9,10)

Ainda diz a Biblia:

“Em resposta, Jesus disse-lhe: Digo-te em toda a verdade: A menos que alguém nasça de novo, não pode ver o reino de Deus. Jesus respondeu: “Eu te digo em toda a verdade: A menos que alguém nasça de água e espírito, não pode entrar no reino de Deus.”
(João 3:3,5)

“Pois isso sabeis, reconhecendo-o por vós mesmos, que nenhum fornicador, nem pessoa impura, nem pessoa gananciosa — que significa [ser] idólatra — tem qualquer herança no reino do Cristo e de Deus.”
(Efésios 5:5)

“Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são fornicação, impureza, conduta desenfreada, 20 idolatria, prática de espiritismo, inimizades, rixa, ciúme, acessos de ira, contendas, divisões, seitas,
invejas, bebedeiras, festanças e coisas semelhantes a estas. Quanto a tais coisas, aviso-vos de antemão, do mesmo modo como já vos avisei de antemão, de que os que praticam tais coisas não herdarão o reino de Deus.”
(Gálatas 5:19-21 )

Outras passagens (Mateus 5:20 / 7:21 / 19:23,24).

Os que ressuscitarem para entrar no reino de Deus terão corpos espirituais e não físicos de carne e sangue como hoje. (1 Coríntios 15: 42,43,44, 49,50,53 )

Veja o que as Escrituras sagradas dizem em Revelação 21 da cidade terrena (milênio) e da cidade celestial (eterna). Da primeira é dito: “nova Jerusalém” (21:2), da segunda é dito: “santa Jerusalém” (21:10), a primeira possui templo (Ver. 3), a segunda não possui templo (Ver. 22), na segunda cidade haverá anjos (Ver. 12 / Hebreus 12: 22,23). Na segunda cidade não haverá sol, nem lua (Ver. 23).
Os versículos 1 a 8 de Revelação 21, fala da cidade terrena, milenial, a Nova Jerusalém; os versículos 9 até o capitulo 22:5, fala da cidade celestial, eterna, no céu, após o milênio, a Santa Jerusalém.

Outra questão para as Testemunhas de Jeová responderem, é que, haverá duas ressurreições. A primeira ressurreição será no inicio dos mil anos, os mil anos de Reino, do milênio (Revelação 20:4,6). A segunda ressurreição será após os mil anos (Revelação 20:5,7-15). Se os mil anos do reino, como ensinam as Testemunhas de Jeová, será um período de restauração da humanidade, então os que ressuscitarem após os mil anos não terão oportunidade de restauração? Na verdade, toda essa interpretação das T.J. só passa de imaginação de seus pensamentos, sem qualquer fundamento bíblico.

“Os demais mortos não passaram a viver até terem terminado os mil anos. Esta é a primeira ressurreição. Feliz e santo é todo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes a segunda morte não tem autoridade, mas serão sacerdotes de Deus e do Cristo, e reinarão com ele [durante] os mil anos.”
(Revelação 20:5,6)



As Testemunhas de Jeová torcem passagens bíblicas tais como Colossenses 1:18/ Efésios 4:12 / 1 Coríntios 12:27/ João 14:1,2 , afirmando que somente um número limitado de escolhidos vão para o céu com Cristo. Esses escolhidos são, segundo as Testemunhas de Jeová, os 144.000 citados em Apocalipse 14:1-5. Eles chamam esses 144.000 de “Igreja”, “congregação” e ”corpo de Cristo”.
As testemunhas de Jeová não se consideram como Igreja ou corpo de Cristo, e sim como “as outras ovelhas” que Jesus falou em João 10:16. Baseando-se mais uma vez em versos isolados da bíblia para ensinarem suas doutrinas.
As testemunhas de Jeová parece não querer enxergar vários detalhes de que está escrito nessa passagem de Revelação 7.
Primeiro, que os 144.000 são formados pelas 12 tribos de ISRAEL, ou seja, são todos Israelitas, de uma única nação (Revelação 7:4-8).
Segundo, que a IGREJA é formada por pessoas de todos os povos, línguas e nações que se converterem a JESUS CRISTO (1 Cor. 1:2 / Gal. 1:2 / ROM. 16:4/ 2 Cor.1:1).
Terceiro, João não viu só os 144.000 no céu, ele também viu uma multidão que não tinha como contar, de todas as nações, tribos e línguas da terra (Revelação 7:9-17).

Como vimos, todos os ensinos dos lideres das Testemunhas de Jeová são imaginação de seus pensamentos, sem nenhuma base bíblica ou base na TRADUÇÃO DO NOVO MUNDO DAS ESCRITURAS SAGRADAS.

As T.J. caem em contradição em suas próprias interpretações ....
dizem que apenas 144.000 mil vão para o céu e também dizem que:
"Deus escolheu outros dentre a humanidade para governarem com Jesus no reino"
olha o que dizem
"... em vez de todos os bons irem para o céu, a Bíblia revela que apenas 144.000
pessoas provadas e fiéis serão levadas para lá, para governar com Cristo"
em outra parte dizem:
"Deus escolheu outros dentre a humanidade para governarem com Jesus no reino"

A bíblia e a Tradução do Novo Mundo das escrituras sagradas (bíblia das testemunhas
de Jeová) é bem clara em dizer que, os 144.000 são Israelitas e não tem pessoas
de outra nação ou povo.
Se as Testemunhas de Jeová afirmam que só 144.000 mil vão pro céu reinar com cristo,
e depois dizem que Deus escolheu outras pessoas de outras nações, estão caindo em uma grande
contradição.
Na verdade não é uma contradição, é porque não existe esse numero limitado de pessoas que vão
para o céu, isso tudo só passa de imaginação do pensamento dos lideres das Testemunhas de Jeová.

Leia Revelação 7:9-17.
Nessa passagem é bem claro que as pessoas salvas de todas as nações povos e línguas estão diante do trono de Deus no céu, e eles estão com Jesus, que é chamado de “Cordeiro de Deus” (João 1:29,36). Observe que nessa passagem fala que todos os anjos estavam em pé ao redor do trono, ou seja, anjos são seres espirituais e estão no céu, Deus está no céu, Jesus está no Céu, logo a multidão que João viu estava no céu e não na terra.
Concluímos então, que não é apenas 144.000 que vão para o céu e sim todos os salvos.

“Depois destas coisas eu vi, e, eis uma grande multidão, que nenhum homem podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, em pé diante do trono e diante do Cordeiro, trajados de compridas vestes brancas; e havia palmas nas suas mãos.
porque o Cordeiro, que está no meio do trono, os pastoreará e os guiará a fontes de águas da vida. E Deus enxugará toda lágrima dos olhos deles.” (Revelação 7:9,17)

“...Segundo Jesus ninguém subira ao céu durante 4.000 anos da historia, até os dias dele (Jesus)”

Essa afirmação das T.J. é errada e mal interpretada. Jesus disse que, ninguém que morreu e ressuscitou subiu ao céu. Jesus foi o primeiro a morrer e ressuscitar e subir aos céus. Muitos que ressuscitaram por milagre, tornaram a morrer e voltar ao pó.

“e ele é a cabeça do corpo, a congregação. Ele é o princípio, o primogênito dentre os mortos, para se tornar aquele que é primeiro em todas as coisas;”
(Colossenses 1:18)

“No entanto, agora Cristo tem sido levantado dentre os mortos, as primícias dos que adormeceram [na morte].” (1 Coríntios 15:20)

As T.J. esquecem ainda de Enoque, Elias e Moisés. Enoque e Elias subiram aos céus vivos, arrebatados e moisés morreu e está no céu. Moisés e Elias apareceram para Jesus. (Mateus 17:3/ Hebreus 11:5)

Nenhum comentário:

Postar um comentário